quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Geografia



- Geografia -


Caatinga

Seara da Ciência: Amostra de Caatinga

O que os livros informam sobre a vegetação típica do Nordeste, o visitante da Seara da Ciência conhece de perto sem precisar ir ao sertão. Dentro do Salão de Exposição, foi construída uma casa de taipa, dividida em dois ambientes. Ao entrar, você encontra uma instalação com a paisagem, a vegetação e os animais da caatinga em períodos de seca. Ao sair, depara-se com o mesmo cenário durante o inverno. Até o canto dos pássaros de cada estação é ouvido separadamente. E como caracterização do modo de vida do sertanejo, alguns utensílios e móveis típicos da habitação da zona rural compõem o ambiente. Fora da casa, painéis sobre a fauna, flora e ecologia da região complementam as informações sobre o semi-árido.


Definição:
Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 734.478 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil).

Lista de Espécies de animais da Caatinga:

Foram identificadas:
17 espécies de anfíbios
44 de répteis
695 de aves
e 120 de mamíferos
Um total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema, que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudado dos ecossistemas brasileiros.

Fonte de Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/

http://www.searadaciencia.ufc.br/se11.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário