quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

História

- História -



Gentilândia


Aspectos Históricos do Bairro da Gentilândia:


Os bairros da Gentilândia e do Benfica, foram ocupados, no século XIX, por chácaras de famílias abastadas, muitas vindas de outros municípios.

Primeiro tipo de ocupação foi a produção agrícola (a mais intensa), atividades como a criação de galinhas e plantação de hortas.

As ruas de terra do lugar, naquela época, eram parte do caminho percorrido pelo gado que vinha de Messejana, Parangaba e do sertão em direção ao matadouro municipal. Por esta motivo poucas famílias instalavam-se na região, evitando a poeira e o estrume causados pelos bois.

Após desinstalação do matadouro, que se mudou para outra parte da cidade, José Gentil Alves de Carvalho comprou a chácara da família Garcia. Vindo de Sobral, o patriarca acumulura algum capital com a venda de produtos agrícolas e passou a investir em negócios do setor secundário e terciário. Virou banqueiro e dono de imobiliária. Loteou terrenos vizinhos a sua chácara, construi casas de vila para alugar e de tão poderoso, fez do nome próprio o sobrenome da família toda e construiu um pequeno império ao redor de sua mansão, a Gentilândia.


Depois de algumas reformas na casa da chácara e em um chalé térreo, as construções secundárias vieram abaixo quando, em 1955, a mansão foi comprada pela Universidade Federal do Ceará mediante negociação da ordem de Cr$ 500.000,00.

Embora algumas construções tenham sido demolidas, muitas delas foram preservadas. O solar da família Gentil foi ampliado e transformado em sede da Reitoria; outros casarões passaram a abrigar as Casas de Cultura Estrangeira, as Pró-Reitorias e alguns blocos didáticos.





Fonte da Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário